quarta-feira, 31 de julho de 2013

Série de livros: A Família Pântano




A série de livros a família Pântano é uma série muito divertida, cheia de aventuras tem histórias muito engraçadas, li apenas um livro dessa coleção e já gostei bastante! Quando eu li o resumo do livro que li- A Família Pantano, escola- me lembrei de Harry Potter por ter bruxos, mas as histórias são bem diferentes.
A Família Pântano é, sem dúvida, totalmente diferente das outras que você já viu por aí. Para começar, os integrantes são bruxos e magos e não nascem da mesma forma que pessoas normais. Nerlin e Mordona são casados. Juntos têm sete filhos e todos foram extraordinariamente gerados em laboratório por meio de bruxaria. Diferente dos irmãos, Betinha, a caçula, é uma menina linda e comum, mas nem ela consegue ficar livre dos encantos que envolvem a família: por onde passa, a pequena joga um feitiço que sempre assusta seus colegas de escola. Tudo vai muito bem para eles, até que um dia…


Sinopse - A Família Pântano 3: Fuga  (Disponível em nossa sala de leitura)
Viaje no tempo para a distante “Águas da Transilvânia” e descubra o que aconteceu quando um humilde limpador de canos de esgoto, chamado Nerlin Pântano, se apaixonou pela princesa real Mordona. Será que os dois conseguiram escapar do nervoso e explosivo rei Catorze, dos espiões mais maldosos do país e da possibilidade de viver no esgoto? Por que o filho deles, Valinho, bebe sangue? Será que Satanela realmente foi transformada em cachorro por causa de um acidente com um camarão e uma varinha que falhou? Esta é sua chance de descobrir como nasceram os filhos da Família Pântano – ou como eles foram criados.



AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

O Segredo - (mas jura que não conta pra ninguém)

As dificuldades de se guardar um segredo todo mundo deve saber quais são. Saber de um segredo é aquela história: "tá, eu conto, mas você jura que não vai contar para mais ninguém?" Se esse alguém que ficou sabendo resolve usar a mesmíssima frase de cima para uma outra pessoa e essa pessoa para outra, pronto: uma pequena comunidade já sabe do segredo e o segredo não é mais segredo. A situação fica mais complicada quando você sabe de um segredo importante de uma pessoa especial: uma melhor amiga
Como no caso desse livro que está cheio de segredos e dilemas do tipo conto não conto, as coisas começam a piorar um pouco mais quando o segredo da invasão tem que ser compartilhado com três irmãos nada confiáveis e que têm que sair de casa de fininho, isto é, em segredo, para livrar a barra da irmã e das duas amigas que se meteram em encrenca.


FONTES:

O reencontro

Procurando uma resenha sobre o livro O Reencontro de Fred Uhlman encontrei está tão interessante que além da informações sobre o livro  fala um pouco a leitura, adorei:


Na vida atribulada que levamos, tempos atuais, dispomos de pouco tempo para desfrutarmos dos pequenos prazeres que a mesma nos oferece. A leitura é um deles.

Quando falo de leitura, refiro-me a literatura na sua forma mais pura e não a simples leitura de jornais, revistas, etc. Falo do ato apaixonado de ler, da cumplicidade livro/leitor, da magia hipnótica que os livros nos tomam, inebriam e nos enternecem, quando submissos nos rendemos à sua paixão.
No Brasil, lemos pouco, seja por motivos culturais, sociais e/ou, principalmente, econômicos; os livros são caros em relação ao poder aquisitivo da maioria da população. Para termos uma ideia, os russos leem, em média, vinte livros por ano, os brasileiros de um a dois; a cidade de Buenos Aires (Argentina) tem mais livrarias que todo o nosso país, com uma população cinco vezes menor.

(...)

Em O Reencontro, Uhlman nos conta a história da terna amizade, intensa e inocente, entre dois jovens adolescentes no interior da Alemanha, em 1932. Hans Schwarz, judeu, e Konradin von Hohenfels, descendente da aristocracia alemã, dois jovens que o preconceito e a guerra separam. Anos mais tarde, exilado, uma revelação sobre seu amigo Konradin deixa Hans - e nós leitores - petrificado. A linguagem usada pelo autor é terna e cálida, traduzindo os sentimentos difusos de almas em formação. Ulhman vai mais longe, traça um paralelo entre a fragilidade afetiva dos dois amigos e a fragilidade da civilização, ambas atropeladas pela insanidade da história; e temos aí, mais uma obra-prima.
O ponto convergente entre as duas obras é a estupidez da guerra, que independente de seus protagonistas, destrói mais almas que vidas.



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Fortaleza Digital


Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. 
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. 
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. 
            Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.
 "Fortaleza Digital é o melhor e mais realístico suspense tecnológico lançado em muitos anos. A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional é impressionante... Impossível não ficar arrepiado a cada página."

Robin Hood - A Lenda de um Foragido



Ao tomar conhecimento da morte de seu pai, Robin de Loxley abandona o exército dos cruzados em Jerusalém para voltar a Nottingham, Inglaterra, onde nasceu. Ali, durante a ausência do rei Ricardo Coração de Leão, que também fora combater na Terra Santa, governa com mão de ferro o xerife Murdach. Porém Robin, escondido nas profundezas da floresta de Sherwood, logo organiza um exército para enfrentá-lo. Roubando dos ricos para dar aos pobres, encapuzado, de arco em punho, Robin se torna um fora da lei, com a cabeça posta a prêmio.

A obra integra a seleção para a lista The Great Graphic Novels for Teen(The American Library Association Young Adult Library Association) e para NY Public Library, 2010, e foi finalista do Children´s Choice Books Awards.

Versão de  Tony Lee e Sam Hart


quarta-feira, 24 de julho de 2013

PEDRO PEDRA


A história apresenta um mosaico de sensações e questionamentos de um adolescente na difícil transição para a fase adulta com uma linguagem ao mesmo tempo simples, direta, mas cheia de lirismo e de jogos poéticos.
Nesta narrativa costurada entre o relato de um narrador indiscreto e a voz do próprio protagonista, Pedro – que na maioria das vezes “fala” apenas por meio de seus pensamentos e sonhos –, descortinam-se as angústias, os desejos, as perguntas muitas vezes sem respostas, o medo e a solidão de um garoto tímido, aparentemente fraco, mas consciente da sua timidez e forte o bastante para superá-la. Um garoto como tantos por aí, que tem “no olho esquerdo, uma lágrima teimosa que não escorre. No olho direito, o brilho confiante da certeza. Um dos dois olhos está mentindo. Ou os dois mentem? Não sei”.
Seguindo Pedro em diferentes lugares e momentos, o narrador conduz o leitor na aventura de conhecer esse adolescente em busca de si mesmo e do mundo que o cerca. “Pedro é a pedra. Pedro é o modelo”, diz o padre na missa, no capítulo que abre o livro. Mas o que há por baixo da pedra? O que encontra lá no fundo quem levanta a pedra de Pedro? Com suas reflexões, que passeiam pela filosofia com leveza, e seu tom por vezes irônico, Gustavo Bernardo constrói um romance que mostra o quanto é duro viver e crescer, mas também a beleza de se descobrir jovem, vivo e cheio de esperança.
Fonte: http://www.rocco.com.br/shopping/ExibirLivro.asp?Livro_ID=9788579800139

Piratas


O Corsário Negro

O Corsário Negro, romance que já foi levado para as telas e é considerado a obra prima de Salgari, inaugura o ciclo de aventuras dos corsários.
         Emilio de Roccabruna, um nobre italiano, e seus dois irmãos, os Corsários Verde e Vermelho, se tornam filibusteiros (pirata do mar das Antilhas) e saem em busca de vingança para a morte do irmão mais velho, que foi traído por Wan Guld, o duque holandês que governa a principal colônia espanhola no Golfo do México, Maracaíbo.
Depois de ser obrigado a sepultar no mar os seus dois irmãos mais jovens, mortos pelo mesmo Wan Guld, o Corsário Negro se alia a outros piratas, que têm seus covis na mesma ilha que ele, a Tortuga, e dá início a uma aventura que vai levar o leitor a atravessar batalhas marítimas, abordagens, tempestades e muitas outras situações inesperada.
         Golfo do México. É noite no mar do Caribe. Carmaux e Wan Stiller, dois flibusteiros que pertenciam ao bando do Corsário Vermelho, escapam de uma cilada e são recolhidos pelos tripulantes da nave do Corsário Negro.
Informado por eles que, da mesma forma que o outro irmão, o Corsário Verde, seu irmão foi morto por Wan Guld, o duque flamengo que governa Maracaíbo, e indignado ao saber que ele foi enforcado e que o seu corpo está exposto na praça da cidade, sofrendo todo tipo de humilhação, o Corsário Negro, ou Emilio de Roccabruna, senhor de Ventimiglia, organiza uma ousada expedição para resgatar o corpo e sepultá-lo no mar.

Com a ajuda do encantador de serpentes, Moko, um negro hercúleo que conhece a região como ninguém...

Iolanda, a filha do Corsário Negro

Nesta nova aventura do Ciclo do Corsário Negro, Salgari nos leva de volta às riquíssimas colônias espanholas do continente americano, cujas exuberantes paisagens mais uma vez servem de fundo para grandes lutas e conquistas.

Morgan, o antigo lugar-tenente do famoso flibusteiro piemontês, é o novo comandante dos corsários. Para resgatar Iolanda, a filha do seu antigo chefe, ele se lança a uma guerra atroz contra os espanhóis, atravessando florestas perigosas e sobrevivendo a terríveis furacões, como o violento "rojão" do mar.


O Rei do Mar

No quinto volume do ciclo dos piratas da Malásia, Salgari nos conduz até o mar de Sonda, onde se desenrola mais uma arriscada aventura dos nossos conhecidos heróis, Sandokan, Yanez, Tremal-Naik e Kammamuri. Atendendo ao pedido de socorro do bengalês, Yanez se lança em uma batalha furiosa contra os belicosos daiaques e os marinheiros ingleses que servem sob as ordens do novo rajá de Sarawak, inacreditavelmente aliados em mais uma tentativa de exterminar de uma vez por todas os piratas de Mompracem.
Ao perder a nave que o transportara à Índia com uma tripulação escolhida entre os mais valorosos e robustos combatentes, Yanez tem a ótima oportunidade de adquirir um fantástico cruzador americano recém-construído, contendo a mais moderna e mais poderosa artilharia da época. Tem início, assim, mais uma incrível batalha entre piratas e marinheiros ingleses.
O valente caçador de serpentes, Tremal-Naik, depois de perder a sua querida Ada, estabeleceu um conjunto de fazendas, ou kampong, em Pangutaran, onde emprega uma enorme quantidade de guerreiros daiaques, proporcionando uma vida melhor e mais civilizada para os antigos cortadores de cabeça.


AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

As Batalhas do Castelo

Peguei esse livro para ler, confesso, simplesmente por que não tinha nenhum outro livro aqui em casa que eu ainda não tivesse lido. Achei ele jogado em uma gaveta da minha irmã, ela tinha comprado pra fazer um trabalho de escola e jogou de lado, sem ter o que ler, fiquei com ele mesmo.
E não é que a história é bonitinha?! Esperava uma coisa completamente diferente do livro, me deixou bem feliz com o enfoque que teve, eu achei bem mais fofo do que eu estava pensando.
A história se passa na idade média, e conta a história de um bobo da corte que de tanto fazer graça, a pedido do rei em seu leito de morte, foi feito Duque. Zombado pelos príncipes e por toda a corte, chamado Bobuque, herdou apenas um castelo, O Castelo do Canto, nas fronteiras do reino, sem móveis e terras férteis, sua corte era feita de prisioneiros e soldados, pernetas e manetas, crianças órfãs e músicos surdos.
Mas, nenhuma dessas peças pregadas pelo príncipe fez com que Bobuque perdesse a graça, o Duque de Santa Graça, dá uma lição de como viver, sem reclamar e viver feliz com o que se tem, as batalhas do castelo diferentemente do que eu pensava apenas eram as batalhas da vida, que se superadas, tornam a vida muito mais fácil.
Sim tem uma batalha no Castelo do Canto, há mortes, mas nada grave as lições são dadas de maneira leve, gostei do nome dado as crianças, Sexto, Sábado e Domingo para os meninos, (acho que uma alusão ao próprio autor que se chama Domingos, e as três meninas Flor, Primavera e Fruta. Achei uma graça né gente?
Gostei do estilo do autor, que de vez em quando fazia um jogo de palavras bem divertidos, além de frases marcantes ditas pelo Bobuque, uma leitura rápida e bem divertida.
Um livro infanto juvenil, bem fofinho, com uma mensagem bem legal. Gostei de ter lido.



AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

Noite Eterna

Sucesso nos Estados Unidos, Noite eterna acompanha a história de Bianca Oliver, uma menina que vai viver sua história de amor em uma escola nada comum. Uma das pioneiras na tendência de romances misteriosos, Claudia Gray traz uma narrativa de tirar o fôlego.
Bianca acaba de deixar a cidade pequena onde vivera sua vida inteira. Ela é aluna nova em Noite Eterna, uma escola misteriosa, onde seus colegas parecem perfeitos demais para ser verdade: inteligentes, sagazes e quase predatórios. Bianca sente-se como se não pertencesse àquele lugar, até que conhece Lucas, que parece determinado a não se tornar mais um dos tipos esquisitos. A química entre os dois é inegável e Bianca se vê disposta a arriscar tudo para viver este amor. Mas alguns segredos obscuros vão surgir no caminho e farão a jovem questionar tudo em que até hoje acreditou.
A trama é marcada por uma reviravolta que vai surpreender os leitores. Noite eterna é o primeiro de quatro volumes da série que a Editora Planeta traz ao Brasil.
Em uma escola onde nada é o que parece. Dois jovens atraídos por uma força magnética. Um escuro e perigoso segredo. E apenas uma certeza: se entregar ao amor é brincar com fogo.
Este é o thriller romântico da literária estreia de Claudia Gray. É o primeiro de uma série destinada a jovens adolescentes.

Bianca, uma menina que vem de uma família de vampiros, e Lucas, um jovem Caça Vampiros, protagonizando uma história de amor muito perigosa, porém viciante.


AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O SEGREDO DA MONTANHA



Otávio foi chamado para instalar uma rede de computadores numa pousada na pacata Itatiaia, sul do Rio de Janeiro; como tinha um chalé à sua disposição, levou junto o filho, Murilo, e a enteada Gabriela, filha de sua esposa Sílvia. Porém, a tranquilidade do lugar guardava um mistério de arrepiar! Gabi e Murilo, que vivem discutindo, são obrigados a conviver no fim de semana prolongado. E acabam descobrindo fatos perturbadores relacionados à mítica Helena de Tróia, mistérios que envolvem um antigo Sanatório Militar e tesouros roubados por nazistas na Segunda Guerra, confrontando uma quadrilha que não hesitará em matar para não ser apanhada pela Polícia Federal...
No alto das montanhas de Itatiaia, os meio-irmãos Murilo e  Gabriela têm uma missão: tentar não se matar durante os dias de férias e descobrir os segredos das montanhas e trilhas dos misteriosos hóspedes de sua pousada. Entre brigas  de adolescentes e segredos da Segunda Guerra.


Férias e Encantos

O livro “Férias e Encantos”, terceiro volume da série iniciada com Feitiços e sutiãs, da autora Sarah Mlynowski, da editora Galera Record, com 384 páginas.
   Aviso para aqueles que não leram os livros “Feitiços e Sutiãs” e “Sapos e Beijos”: essa resenha pode estragar algumas surpresas!
   Rachel FINALMENTE herda os poderes mágicos de sua mãe e de sua irmã, tornando-se uma bruxa. Porém, ela não os domina! 
   Rachel vai passar o verão em um acampamento, junto com Miri, o A² e, o melhor de tudo, o Raf Kosravi, sua grande paixão.   Será que eles vão finalmente se beijar? Ela  vai  treinar seus poderes e se tornar uma grande bruxa? Rachel está cheia de expectativas…
   Porém, ela sempre tem problemas para resolver: uma madrasta que manda presentes constrangedores, uma garota mimada e até mesmo o uso de determinados feitiços.

   Quando surge um problema em relação à feitiços, Rachel recorre a Miri, uma bruxa muito mais madura. Como vai ser esse verão? Ele vai além de suas expectativas ou ele será um pesadelo?

Os outros livros da série:  Feitiços e Sutiãs” e “Sapos e Beijos.

FONTE: http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/2013/01/ferias-encantos-sarah-mlynowski.html


AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

terça-feira, 9 de julho de 2013

De cara para o futuro

Em 1967, momento conturbado da história do Brasil, Gabriel, 16 anos, mora em uma pequena cidade no interior da Bahia. Quando seu pai morre, ele decide enfrentar o mundo e, entre livros, canções e política, vai, aos poucos, amadurecendo e tomando consciência de seu tempo.













FONTE: http://www.edicoessm.com.br/#!/catalogo/detalhes?livro=276http://www.edicoessm.com.br/#!/catalogo/detalhes?livro=276

LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO: http://www.edicoessm.com.br/download/p=/sm_resources_center/repcapitulo/Reproducao_De_cara_para_o_futuro.pdf

AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

AS REGRAS DO JOGO

Mateus é filho adotivo de uma família muito humilde. As dificuldades são enormes a pequena cidade de Tambaú e eles partem em busca de uma vida melhor em Campinas. Mas os problemas parecem piorar. Diante disso, a família vai se desfazendo. Mateus cresce gostando muito de livros e da escola, e se torna o principal responsável pelas melhorias na vida da família seguindo sempre as regras do duro jogo da vida, sem se deixar levar pelo mundo do crime. 



AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

A TURMA DA PAQUERA

Bem-vindos ao agitado cotidiano da classe da professora Denise! Os meninos e meninas dessa turma da paquera estão às voltas com as naturais descobertas e reflexões que essa idade proporciona: paqueras, amores, ciúmes, autoaceitação, fama... Com tantos sentimentos em ebulição, a super-professora amiga de todos irá mostrar como a orientação adequada é fundamental nesse processo de adaptação do jovem, que só quer estabelecer seu lugar no mundo. Essa divertida e dinâmica narrativa de Pedro Bloch sensibilizará para a importância da escola e do respeito para com a juventude que será o mundo de amanhã.

FONTE: http://www.editoradobrasil.com.br/site/catalogo.aspx?idLivro=59

AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

SEM OLHAR PARA TRÁS



Sônia, Paula, Vera e Zeza, amigas de colégio, reuniram-se para estudar matemática, pois corriam o risco de reprovar. Nas conversas das quatro - adolescentes com os problemas normais da idade - sobressai a grande dificuldade de lidar com os pais. Mas o caso de Soninha é bem mais grave: ela acaba de descobrir que está grávida. Em meio à pressão do namorado para que faça o aborto e a provável rejeição dos pais caso ela resolva ter o filho, a menina precisa decidir o que fazer: abortar e correr os riscos que isso traria, ou assumir a maternidade, passando por cima de tudo, sem olhar para trás?

Fonte: http://www.editoradobrasil.com.br/site/catalogo.aspx?idLivro=322

AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

CORAÇÕES DE PEDRA


A felicidade está em ter tudo na vida?

Caso esse “tudo” resuma-se aos bens materiais, ela pode simplesmente nem existir, ser uma condição aparente. Quando se está na adolescência, na fase em que a identidade começa a ganhar contornos definitivos e a autoestima pode ser mais facilmente abalada, as dificuldades parecem aumentar.
Como se não bastasse, esse é o momento em que se percebe que o mundo é muito maior que o próprio quarto. Assim, até ponto a super proteção dos pais pode salvar os filhos dos reais “perigos”? Em que medida ela apenas atrapalha o despertar do jovem a vida adulta?
Adolescente Xexa, personagem principal desta história, de repente acorda em meio à dura realidade da separação dos pais, que por tanto tempo a protegeram do mundo. Revoltada, encontra na amizade com a tia, Lúcia, uma forma de tentar superar seus problemas. E isso se dá de forma um tanto intensa, já que ela descobre, enquanto acompanha as reportagens da tia por São Paulo, uma infinidade de problemas na vida das outras pessoas: violência, miséria, corrupção...
Tendemos a pensar que nossos problemas são sempre os piores, apenas porque são nossos. A realidade, no entanto, é tão ou mais dura com outros que estão na luta por uma vida mais digna e feliz. Somente às vezes conseguimos notar como somos egoístas em achar que apenas nós temos problemas e quanto menos corações de pedra existirem no mundo, maiores as chances de todos serem um pouco mais felizes.

Fonte: Orelha do livro. Corações de Pedra. Série Jovem Brasil. Editora do Brasil, 2008.

AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DE SUA OPINIÃO!!

À PROCURA DO SOL


A vida nem sempre foi fácil para Antônio Luís. Adolescente, tornou-se usuário de drogas, chegando a ficar dependente. Após, brigar com o pai e sair de casa, o rapaz decide mudar definitivamente o rumo de sua vida. Consegue com muita luta livrar-se do vício e a partir daí seu destino se transforma. Com esforço e um pouco de sorte, torna-se Tony Luz, um criativo radialista de uma pequena cidade do interior, onde encontra também, o seu grande amor. Mas ele ainda tem de lidar com uma onda de assassinatos e se envolve em uma que aponta que o assassino como alguém cujo destino também foi atravessado pelas drogas. Assim o autor constrói uma história de luta e superação de alguém que, na batalha contra as drogas, encontrou seu lugar ao sol.



AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DÊ SUA OPINIÃO!!

O RAPAZ QUE NÃO ERA DE LIVERPOOL


O livro fala das angústias de um adolescente que, um dia, descobre que foi adotado e começa a questionar tudo o que tinha vivido até então. De forma sensível, revelam-se os conflitos íntimos de um garoto que se pergunta a respeito do rumo a tomar diante da descoberta de que tudo o que ama está alicerçado sobre uma mentira. A única coisa que o mantém com os pés no chão, além da namorada que o adora, é sua paixão pelos Beatles, herdada do pai.
É uma leitura interessante para discutir nosso lugar no mundo, a importância das relações familiares, a natureza do afeto, a necessidade de conhecer nossa própria história. E, sobretudo, para refletir sobre o papel da verdade na construção dos laços que desejamos estabelecer com aqueles que nos rodeiam.


Leia o primeiro capítulo

Fonte: http://www.edicoessm.com.br/

AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DÊ SUA OPINIÃO!!

O DIÁRIO DE ANNE FRANK


O Diário de Anne Frank foi composto pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 1942 a 1º de agosto de 1944. Este poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma jovem, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais difíceis da história da Humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Ela tinha apenas 13 anos e, de repente, viu sua existência sofrer uma transformação radical. Subitamente Anne estava vivendo com sua família e outros judeus, companheiros da mesma sina, ocultos em Amsterdam, na Holanda, na época em que este país foi invadido pelos nazistas alemães.
Em palavras singelas e de fácil entendimento, a garota narra a rotina desta pequena comunidade durante o período em que seus integrantes permaneceram refugiados no porão do gabinete em que seu pai trabalhara, para onde o grupo se dirige ao tomar conhecimento do destino que lhes estaria reservado se fossem capturados pelas forças da Alemanha.
Neste recanto abrigam-se a família de Anne – a adolescente, os pais e a irmã -, e a do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se torna o melhor amigo da garota, e por quem ela se encanta cada vez mais (...)

Fonte: http://www.infoescola.com/livros/o-diario-de-anne-frank/

AGORA É SUA VEZ LEIA O LIVRO E DÊ SUA OPINIÃO!!

ADAPTAÇÕES DE OBRAS DE LITERATURA PARA OS QUADRINHOS


Relegados a um papel secundário como forma de leitura durante muito tempo, os Quadrinhos vêm alcançando um status diferenciado. Nos últimos anos, os Quadrinhos têm conquistado espaços reservados em grandes livrarias, maior divulgação na mídia e mais estudos acadêmicos a respeito. Enfim, deixaram de ficar nos cestos das livrarias para repartir espaço em prateleiras juntamente com obras tradicionais.
Uma parte das histórias em quadrinhos, porém, tem ganhado especial destaque ultimamente [...] as adaptações são, em geral, fiéis à história contadas, seria possível utilizá-las em escolas como os livros atualmente? Para o professor Elydio, a proposta é positiva e seria útil nos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e até em universidades, pois sua leitura também pode levar à reflexão e ao autoconhecimento.
“A leitura dos quadrinhos favorece um desenvolvimento mais harmonioso entre as tarefas de analisar racionalmente e o trabalho de ler o mundo com sensibilidade. Quero lembrar também que o próprio Ministério da Educação sugere a utilização das histórias em quadrinhos no trabalho escolar”, diz o diretor, mas Elydio também faz ressalvas.
“O que penso, no entanto, é que muitas vezes há uma ‘pedagogização’ das histórias em quadrinhos, o que promove uma utilização empobrecida das mesmas, uma vez que se deixa de explorar todo o potencial artístico e comunicacional que esta linguagem tem e que merece ser explorada por si mesma.”
Lielson Zeni, especialista em estudos literários, acha a ideia positiva. “Eu defendo um trabalho conjunto em sala de aula. Por exemplo, um professor sugere a leitura de um livro de Machado de Assis, comenta com a sala e depois mostra como aquilo foi retratado nos quadrinhos, fazendo um estudo comparativo. Acho que isso é muito produtivo.”
“Lembro que, no meu segundo grau, eu gostava mais das aulas em que meu professor levava um filme. E daí comentava o filme, puxava alguns conceitos e, de repente, ligava com um livro. Formas diferentes para contar uma história vai te ajudar dominar mais recursos porque cada linguagem exige coisas diferentes”, completa.
“Acho que eles são mais fáceis de ler do que um livro. Imagem junto com texto possui uma dinâmica de leitura mais interessante para as crianças e para os jovens”, fala Fábio Moon, para quem, no caso de “O Alienista”, tanto faz a ordem em que o clássico for lido: “você pode ler o livro e depois os quadrinhos e vice-versa, acho que os dois são bacanas o suficiente para entreter o leitor.”

                          Texto adaptado de: http://www.metodista.br/jornal-metodista/90/literatura-em-quadrinhos/ 

E você já leu uma das obras em quadrinho de nossa sala de leitura???

Veja algumas das obras disponíveis e em sua próxima visita faça um empréstimo:



5.Robinson Crusoé: http://www.editoradcl.com.br/Produto/28/robinson-crusoe/10#livro

6.Dom Quixote: http://www.editorapeiropolis.com.br/livro/?id=37&tit=Dom+Quixote+em+quadrinhos


AGORA É SUA VEZ LEIA UM  DOS LIVROS , OU TODOS SE GOSTAR E DÊ SUA OPINIÃO!!