terça-feira, 9 de julho de 2013

ADAPTAÇÕES DE OBRAS DE LITERATURA PARA OS QUADRINHOS


Relegados a um papel secundário como forma de leitura durante muito tempo, os Quadrinhos vêm alcançando um status diferenciado. Nos últimos anos, os Quadrinhos têm conquistado espaços reservados em grandes livrarias, maior divulgação na mídia e mais estudos acadêmicos a respeito. Enfim, deixaram de ficar nos cestos das livrarias para repartir espaço em prateleiras juntamente com obras tradicionais.
Uma parte das histórias em quadrinhos, porém, tem ganhado especial destaque ultimamente [...] as adaptações são, em geral, fiéis à história contadas, seria possível utilizá-las em escolas como os livros atualmente? Para o professor Elydio, a proposta é positiva e seria útil nos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e até em universidades, pois sua leitura também pode levar à reflexão e ao autoconhecimento.
“A leitura dos quadrinhos favorece um desenvolvimento mais harmonioso entre as tarefas de analisar racionalmente e o trabalho de ler o mundo com sensibilidade. Quero lembrar também que o próprio Ministério da Educação sugere a utilização das histórias em quadrinhos no trabalho escolar”, diz o diretor, mas Elydio também faz ressalvas.
“O que penso, no entanto, é que muitas vezes há uma ‘pedagogização’ das histórias em quadrinhos, o que promove uma utilização empobrecida das mesmas, uma vez que se deixa de explorar todo o potencial artístico e comunicacional que esta linguagem tem e que merece ser explorada por si mesma.”
Lielson Zeni, especialista em estudos literários, acha a ideia positiva. “Eu defendo um trabalho conjunto em sala de aula. Por exemplo, um professor sugere a leitura de um livro de Machado de Assis, comenta com a sala e depois mostra como aquilo foi retratado nos quadrinhos, fazendo um estudo comparativo. Acho que isso é muito produtivo.”
“Lembro que, no meu segundo grau, eu gostava mais das aulas em que meu professor levava um filme. E daí comentava o filme, puxava alguns conceitos e, de repente, ligava com um livro. Formas diferentes para contar uma história vai te ajudar dominar mais recursos porque cada linguagem exige coisas diferentes”, completa.
“Acho que eles são mais fáceis de ler do que um livro. Imagem junto com texto possui uma dinâmica de leitura mais interessante para as crianças e para os jovens”, fala Fábio Moon, para quem, no caso de “O Alienista”, tanto faz a ordem em que o clássico for lido: “você pode ler o livro e depois os quadrinhos e vice-versa, acho que os dois são bacanas o suficiente para entreter o leitor.”

                          Texto adaptado de: http://www.metodista.br/jornal-metodista/90/literatura-em-quadrinhos/ 

E você já leu uma das obras em quadrinho de nossa sala de leitura???

Veja algumas das obras disponíveis e em sua próxima visita faça um empréstimo:



5.Robinson Crusoé: http://www.editoradcl.com.br/Produto/28/robinson-crusoe/10#livro

6.Dom Quixote: http://www.editorapeiropolis.com.br/livro/?id=37&tit=Dom+Quixote+em+quadrinhos


AGORA É SUA VEZ LEIA UM  DOS LIVROS , OU TODOS SE GOSTAR E DÊ SUA OPINIÃO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário